Fado & Pipa

A música como forma de união de culturas e cooperação. Uma performance musical que junta o Fado com música tradicional chinesa.

Lu Yanan


Lu Yanan é uma prestigiada solista de Pipa e Guzheng, dois instrumentos tradicionais chineses.

Licenciada pelo Conservatório Central de Música da Universidade de Beijing (Pequim), no extenso currículo inclui o ensino no Instituto de Música Orquestral da China e no Instituto Internacional de Línguas da capital chinesa. 

Solista da Orquestra Filarmónica da China e membro da Academia das Artes Musicais da China.

Participou em concertos para delegações estrangeiras de visita à China e em vários espetáculos televisivos e gravações.

Em 2000 realizou vários concertos com o Grupo de Música Clássica da Finlândia, nas cidades de Helsínquia, Kaustinen, Turku e Savonlinna.

Recentemente actuou com Rão Kyao  na Fundação Calouste da Gulbenkian.

João Martins


João Ferreira Martins, natural de Barcelos (1989), é um multi-instrumentista com uma paixão pelas manifestações musicais de cariz tradicional, e tudo que se associe aos cordofones de expressão portuguesa. 

Como músico e compositor participou em inúmeros projectos na área da música tradicional portuguesa, e também noutros ambientes como o rock e o jazz. Recentemente tem-se dedicado à guitarra portuguesa, como acompanhador de fado e concertista. Actualmente é músico residente da casa de fado Pateo da Mariquinhas, apresentando-se também um pouco por todo o país em espetáculos de fado e música tradicional portuguesa.

Passou pelos mais variados palcos, desde festivais de verão a casas de fado e salas de espectáculos, destacando-se o Coliseu do Porto, a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, a Casa das Artes de Famalicão, Teatro Aveirense, Teatro de Vila Real, Teatro Diogo Bernardes, etc. Fora do país apresentou-se em Espanha, França, Alemanha, Roménia, Índia, Bélgica, Suíça e Holanda. Partilhou palco com nomes como Ana Bacalhau, Ana Laíns, António Ferro, Celeste Rodrigues, Helder Moutinho, João Gentil, Micaela Vaz, Miguel Calhaz, Paulo Tato Marinho, Quiné Teles, Uxía, e muitos outros. Deixou registos em vários trabalhos lançados nos últimos anos, de fado e não só.

André Teixeira


Natural da cidade do Porto (1976), inicia muito jovem o seu percurso enquanto violista fortemente influenciado pelos sons do fado.

Aos treze anos recebe os ensinamentos mais básicos da viola transmitidos pelo seu pai, Rolando Teixeira, e mais tarde por Mário Lopes, sendo que todo o seu percurso se demarca pelo facto de ser um autodidata. Desde cedo, juntamente com o seu pai, guitarrista, acompanhou muitos dos artistas da sua cidade nos mais variados eventos em que o fado estava presente. Na década de 90 passou por casas de fado como Casa da Mariquinhas, Pátio da Mariquinhas, Restaurante Típico o Fado, Mal Cozinhado e Taberna de S. Jorge, na companhia de Samuel Paixão, Álvaro Martins, Eduardo Jorge e Samuel Cabral, entre outros. Ao longo da sua vida académica, manteve presença assídua nos mais variados eventos de fado da sua cidade bem como no resto do país e estrangeiro, nomeadamente Rússia, Alemanha, França, Espanha, Roménia, Eslovénia e Índia. Tem realizado espetáculos com Lenita Gentil, António Rocha, Beatriz da Conceição, Ricardo Ribeiro, Miguel Capucho, Rodrigo Costa Félix, Maria Ana Bobone, Maria Amélia Proença, Anita Guerreiro, Maria da Fé, Carolina e Cuca Roseta, Alexandra e Celeste Rodrigues, ao lado de grandes nomes da guitarra portuguesa como José Fontes Rocha, Ricardo Rocha, Miguel Amaral, Samuel Cabral, Ângelo Freire, Mário Pacheco, Guilherme Banza e Ricardo Parreira, entre outros.

Em 2018, no Mosteiro São Bento da Vitória, participa no espetáculo "Em Fio Breve o Coração" com encenação de Nuno Carinhas, direção musical de Miguel Amaral e produção do Teatro Nacional São João.

Em 2019, na Fundação Caluste Golbenkian, participa no espetáculo MX- Licença Para Cantar com encenação e produção de Ricardo Pais, direção musical de Miguel Amaral.

Atualmente é músico privativo da Casa de Fado Pátio da Mariquinhas, Casa da Mariquinhas e apresenta-se em espetáculos de fado por todo o país.

Criado com o Mozello - o construtor de site mais fácil de usar do mundo.

 .